domingo, 14 de maio de 2006

Censura no blogue

O post sobre os ditados petistas foi censurado, após fortes pressões da esquerda saudosa. Ok, vou tentar falar de política sem ironia (não consigo, normalmente). O fato é que não gosto mais do PT. Não gosto mais do Lula. A gota d'água (ai, clichê) foi a última bravata desnecessária e arrogante, sobre não haver ninguém com 10% da dignidade do Nosso Guia (como diria J. Ubaldo) trabalhando na Veja. Não que eu goste da Veja. De modo algum. Detesto, aliás. Torço pra falir. Pra jogarem uma bomba (estou brincando; é bom avisar. Estou sendo irônico de novo, mas vou tentar parar). A Veja mente. Não tem dignidade. Mas não creio que alguém que confie tanto na própria dignidade precise ficar arrotando o tempo todo que é mais digno que todo o mundo. Não é a primeira vez que Lula diz isso. Mas não é só por isso que não gosto mais do Lula. Vou explicar por que não gosto mais.
Não gosto do Lula porque ele se aliou ao PMDB e passou a fazer parte do jogo fisiológico deles, para conseguir aprovação de projetos governistas no Congresso, ratificando uma prática condenável sob todos os aspectos.
Não gosto do Lula porque, quando foi caluniado (injustamente, ressalte-se) por um jornalista americano, que o acusou de beber mais do que devia, tomou a atitude idiota de cassar o visto do sujeito e querer expulsá-lo do país, deixando a imprensa toda com um pé atrás. Depois quis criar um órgão de controle da atividade jornalística, o que deixou toda a imprensa com os dois pés atrás e pedras nas mãos. E com toda a razão. É inadmissível querer cercear a atividade da imprensa num país que atravessou uma recentíssima ditadura militar.
Não gosto do Lula porque demitiu o Cristóvam Buarque. E encheu os Ministérios de pmdbistas.
Não gosto do Lula porque, quando se descobriu que havia corrupção nos bingos, ele mandou fechar tudo, atitude intempestiva, infrutífera e reveladora de que tinha o que temer. Se haver corrupção nos bingos é motivo para fechá-los, o futebol deveria estar proibido no Brasil há muito tempo.
Não gosto do Lula porque, descoberto o esquema de mensalão e caixa-dois, agiu com extrema complacência, chamou os pilantras todos do PT de amigos, disse que não sabia de nada. Defendeu o Zé Dirceu, defendeu o "Silvinho", defendeu o Palocci, defendeu o Delúbio. E não agradeceu em nenhum momento ao Roberto Jefferson (que é um filho da puta, mas fez um descomunal favor à democracia brasileira).
Não gosto do Lula porque se calou diante da crise e, quando veio a público, disse que não sabia de nada de nada de nada de nada. Por que não assumiu que sabia e que era obrigado a jogar esse jogo? Eu não esperava que a corrupção fosse sumir do mapa, nem vai; mas negá-la é ser mais conivente ainda com sua existência.
Não gosto de Lula porque foi estúpido ao dizer que não há ninguém na Veja que tenha 10% da dignidade dele. Já disse que não gosto da Veja, mas tenho certeza de que há diversos homens e mulheres dignos, honestos, inteligentes, que pagam seus impostos e querem um Brasil melhor trabalhando na revista. É um desrespeito, uma prepotência imbecil e injustificável a declaração dele.
Não gosto do Lula porque finge não estar interessado na reeleição, quando deveria estar afirmando para todos os cantos que buscaria se reeleger para dar seguimento ao combate à corrupção e para cumprir as metas estabelecidas de melhora de vida e aumento do salário mínimo etc.
Não gosto do Lula porque ainda cogita, apesar de tudo, se aliar novamente ao PMDB para tentar a reeleição. Não aprende com os erros. Para governar junto com o PMDB, tanto faz ganhar o PT ou o PSDB.

Lula não tem culpa do estado deplorável em que se encontra nossa política. A sociedade brasileira elegeu um dos piores Congressos da história de sua democracia. Isso certamente é o principal problema a ser corrigido. E não adianta vir com aquela baboseira de votar nulo achando que isso vai anular a eleição. Votar nulo (ou em branco, o que dá na mesma) não anula a eleição, muito menos impede os candidatos de concorrer novamente. Se 1% dos votos forem válidos, são esses votos que escolherão nossos representantes. Leiam isto aqui. A ideia de não votar em quem já teve mandato também é uma precipitação. Há bons políticos no Congresso (minoria, minoria). Tirá-los de lá é nivelar por baixo nossos próximos legisladores.
Não sei em quem vou votar nessas eleições. Não tenho motivos para votar em Lula; aliás, tenho um, e bem forte: não permitir que volte ao governo um partido corrupto, dissimulado, que defendeu um neoliberalismo suicida e que atrapalhou todos os bons projetos do governo Lula, só pra depois poder jogar na cara que "Éramos muito melhores" e etc. Em que só acredita quem for realmente muito desinformado. Ou desinteressado. Ou seja, a maioria dos eleitores.
Se não votar em Lula, votarei na Heloísa Helena, que é uma chata, mas é coerente. Mas não estou interessado em quem vai à Presidência ou quem serão os governadores. Preocupa-me quem serão os candidatos ao Congresso. Ou conseguimos eleger um Congresso mais coerente, menos fisiológico e mais preparado, ou não adianta botar quem quer que seja na Presidência.

Nenhum comentário: