sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Eu adoro novidade. Tem gente que não gosta de mudança, prefere que tudo fique como está, fica com preguiça ou sem disposição de se adaptar a nova situação. Eu não. Fora mudar de nome e de sexo, acho que eu já mudei tudo o que podia ter mudado até aqui: emprego, casa, mulher, time, opinião sobre o Lula, violão, carro, posição dos móveis da casa, tudo vale mudar. Desafia a mente, sai da rotina, cria novas sinapses, sei lá. Mas é bom, quase sempre. Não precisa mudar o tempo todo, veja bem, trocar muito de mulher, por exemplo, dá muito mais trabalho do que dar um jeito de resolver as coisas com a que está aí mesmo. Só aconselho em casos extremos. Mas, de modo geral, gosto muito de quase qualquer mudança.

Por isso, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passa a viger em 2009, me deixou feliz. A princípio achei ruim, porque a unificação das grafias não resolve o maior problema, que se refere às regras da norma-padrão, concordância, regência, colocação pronominal etc. Mas depois mudei de opinião e achei bom. Assim, como entusiasta das mudanças que sou, antes mesmo de o Acordo entrar em vigor, vou começar a atualizar os meus três blogues, adaptando-os às novas regras ortográficas. Mesmo as postagens antigas. Afinal, isso aqui é um blogue, e não uma biblioteca. Boa oportunidade para, em tempos de postagens magras, reler os textos antigos por aqui, que são bonzinhos, até.

* Se você clicar no título da postagem, vai cair direto no texto do Acordo, para saber o que muda. Se ficar com preguiça de ler tudo, posso responder a algumas perguntas lá no A Letra mata.

2 comentários:

Anônimo disse...

gosto do jeito-meio-quase-conscientemente-despretencioso seu de escrever.vamos tomar um café?
annabel lee.

Luis disse...

obrigado pelo elogio, annabel.
o café eu vou dispensar: meu estômago não anda bem. deve ter sido o tanto que eu comi na casa da sogra durante as festas!
quem sabe um suquinho?
:o)
um abraço!