segunda-feira, 17 de abril de 2006

A verdadeira verdade sobre o que quer que seja

As capas de revista adoram o clichê "Saiba tudo sobre...". Normalmente, quando há essa chamada, deve-se esperar uma matéria bem fuleirinha, sem grandes novidades, fazendo estardalhaço para quem quiser ser tapeado com novidades requentadas.
A ISTOÉ desta semana trouxe um perfeito exemplo disso: "Saiba tudo sobre José, o pai de Jesus". Ou qualquer coisa assim. A reportagem (que eu não li, é claro; não perco meu tempo com a ISTOÉ) corresponde ao estereótipo: uma bobagem, pelo que se pode perceber só com uma rápida folheada. Mas estou escrevendo isto, na verdade, para recomendar um texto de um professor da UnB, que me deu algumas das melhores aulas que tive na vida. O texto trata justamente dessa reportagem da ISTOÉ (embora, sendo mais discreto que eu, não a tenha citado explicitamente). Além da crítica à reportagem, o texto elabora algumas reflexões interessantes (e bastante válidas) sobre a religiosidade mais ou menos hipócrita de nossos dias. Vale a pena ler. http://www.marcusmota.com.br/imagens/t02materias/bibliavende.pdf
Esse site, aliás, que leva o nome do professor, tem outras coisas bastante interessantes (contos, poesia, peças de teatro, ensaios, críticas de cinema etc), além de dicas sobre espetáculos, principalmente os que são dirigidos por ele.
Bom, mudando de assunto, assisti ontem à noite ao Clube da Luta (não, ainda não tinha visto). Pode ter sido, também, por causa do guaraná que tomei pra poder corrigir redação (o que acabei não fazendo), mas o fato é que não consegui dormir depois. Acho que isso já define minha impressão sobre o filme. Quando passar o choque eu escrevo alguma coisa mais elaborada.
E boa-noite a todos, que agora tenho que corrigir as redações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Assim você me mata de vergonha! Pare com esses elogios!Valeu! seu site é muito mais bem escrito que o meu e moderno. parabens. o bom que você não tem o ranço acadêmico. o Site é seu e pronto. Agora uma coisa não aguentei - no seu perfil você diz que um dos seus filmes mais amados é o Forest Gump. Estamos de relações cortadas. É um dos filmes que mais odeio. Quando fui no cinema e vi aquele idiota correndo foi a pior coisa da minha vida. Eu fazia o mesmo quando era mais novo. me senti nu vendo aquilo na tela. coisa mais sem graça roubar a vida das pessoas. coisa mais sem graça.
abraços
de seu futuro colega você sabe o que...
marcus

Anônimo disse...

ok,o comentário é sobre o seu profile.Hohoo..
Casablanca! o/
muito bom.Dramático,clássico.
Budapeste,como assim?!Me odiei por ter perdido tempo lendo aquilo.Alguns músicos nunca deviam pegar numa caneta...
E finalmente,"paciência",tão tão tão legal!