sábado, 6 de maio de 2006

Cantoras


Descobri recentemente (muito recentemente mesmo: anteontem) uma cantora fantástica. Chama-se Roberta Sá. Já descobri que ela participou de uma das edições do Fama, então deve ser mais conhecida do que eu pensava. Trata-se de uma jovem cantora de excelente voz, apurada técnica e (o que é raríssimo nas boas cantoras brasileiras) repertório de muito bom gosto. Seu canto lembra muito a Marisa Monte (que ela, inclusive, cita como uma de suas maiores influências); mas a Marisa Monte anda meio chatinha. A Roberta Sá, não. Músicas muito boas, com bons arranjos. Que bom. Estava fazendo falta na MPB uma cantora desse naipe. Não que não haja boas cantoras em nossa música, mas são poucas, e se imitam muitas vezes. E são, em grandíssima parte, limitadas quanto ao repertório. Ficam buscando um repertório meio rural, provinciano, com arranjos até bonitos, mas letras pobres. Outras, simplesmente, desafinam à beça.
É, portanto, ótimo que surja uma cantora como a Roberta Sá no cenário musical brasileiro, tão empobrecido atualmente pela baixíssima qualidade das produções inclusive de nossos bons músicos. Palmas para ela!

Segue uma lista comentada das cantoras brasileiras que ouço (na ordem em que eu for lembrando; talvez me esqueça de algumas):

- Adriana Calcanhoto: anda meio apagada, embora seus trabalhos antigos sejam excelentes;
- Marisa Monte: o disco com os Tribalistas é bom, mas não gostei dos dois últimos trabalhos dela (na verdade, nem ouvi direito; mas não gostei).
- Ceumar: pouco conhecida, mas muito boa cantora, ótima no palco e muito simpática. Mas não gosto muito do repertório que ela seleciona.
- Mônica Salmaso: uma das minhas preferidas. Uma voz deliciosa, arranjos belos. Mas, algumas vezes, seleciona canções meio provincianas, com arranjos muito sertanejos para meu gosto. Mas é ótima! Não por acaso, é o que estou ouvindo enquanto escrevo este post.
- Leila Pinheiro: ótima cantora. Gosto principalmente quando canta músicas mais melodiosas, lentas. Adoro "Catavento e Girassol", música maravilhosa do Guinga.
- Zélia Duncan: consegue se destacar bastante na nossa música, por sua voz forte e seu bom gosto.
- Rosa Passos: uma gracinha, ela cantando. Mas inova pouco no repertório.
- Cássia Eller: era, de longe, a minha preferida. Criativa, ótima intérprete, mesmo quando a música original era mais ou menos, sua gravação a tornava perfeita. Uma perda lamentável para a música brasileira. Estava na melhor fase de sua carreira quando se foi. Uma pena.
- Nana Caymmi: apesar de desafinar de vez em quando, tem bom gosto para escolher repertório e ótimos arranjos, além de ser muito expressiva.

E algumas que não ouço tanto:

- Zizi Possi: boa voz, boa técnica. Mas raramente gosto do repertório.
- Ana Carolina: muito interessante. Criativa. Mas muito pop para fazer grande diferença na MPB.
- Fátima Guedes: boa cantora; uma técnica impressionante. E compositora, o que é raro.
- Maria Rita: enjoei bem rápido; uma imitação da mãe, de quem já não gostava mesmo...

Devo ter esquecido algumas. Mas, enfim, é isso aí. Outro dia falamos dos cantores.


PS: O blogue fez aniversário de um mês e ninguém comemorou. Estou arrasado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pro blôgué!
;DD