sexta-feira, 9 de junho de 2006

Confesso que não li

Ok, espera-se que um profissional de letras tenha lido algumas coisinhas básicas. Mas devo confessar, embora me envergonhe, que não li as seguintes obras, consideradas de leitura obrigatória, apesar de saber tudo sobre muitas delas:

- Grande Sertão: Veredas, G. Rosa;
- Quincas Borba, Machado de Assis;
- Dom Quixote, Cervantes;
- A divina comédia, Dante Alighieri;
- Decamerão, Boccaccio;
- Os Lusíadas, Camões;
- Hamlet, Shakespeare;
- A náusea, Sartre;
- Assim falou Zaratustra, Nietzsche;
- O processo, Kafka;
- Crime e castigo, Dostoievski;
- Édipo Rei, Sófocles;
- Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre;
- Viva o povo brasileiro, J. Ubaldo Ribeiro;
- O cortiço, Aluísio Azevedo;
- O Ateneu, Raul Pompéia;
- Senhora, José de Alencar;
- Os sertões, Euclides da Cunha;
- O auto da barca do inferno, Gil Vicente;
- Rayuela, J. Cortázar;

Vou parar por aqui, com vergonha de continuar. Não estou considerando que, de muitas dessas obras, li trechos isolados, às vezes capítulos inteiros. É tudo ou nada. Fique subentendido que já li qualquer outra obra que não conste da lista. Mentira, tem mais uma porrada de livros que enfeitam minha estante há anos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa eu tô sem palavras.Francamente
Até Senhora,de José de Alencar Tavares?!!
Sem querer me promover nem nada,mas eu já li não uma,mas duas vezes.
Francamente...

Luis disse...

pois é, pra vc ver...
mas o lucíola eu li... e um outro que esqueci...

Anônimo disse...

será "Diva"?!
Mas não importa,não te redime.Porque Senhora é o melhor que rola ;D

CrissMyAss disse...

Ahahahah... boa confissão, ficou aliviado?
Já é melhor que aquelas pessoas que quando perguntadas, por exemplo: "Leu o Primo Basílio?" respondem: "Esse livro tem lá em casa..."
Acho o Guimarães Rosa um saco, não consigo ler sem aquele maldito sotaque caipira, ara.
O Quixote, só a versão do Picapau Amarelo.
Sartre e Nietzsche, aposto que os que vivem citando também não leram; vai ver, nem os próprios leram.
Mas... pelo pecado de não ter lido Crime e Castigo, sua penitência será: ler a obra completa de Paulo Coelho 3 vezes. Vai com Deus, meu filho.

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAHhhhhhhhhhhhh, Paulo Coelho não!!! Prefiro a morte!!